Nossos Serviços

Conhecimento, Dedicação e Experiência

Avaliação de empresas (Valuation services)

A Latam Access, através de seus sócios e consultores, já avaliou financeiramente dezenas de empresas e ativos, contribuindo com analises sólidas, ancoradas nas técnicas e metodologias financeiras mais sofisticadas e aplicadas pelo mercado. Já avaliamos empresas dos mais diversos segmentos (i.e. industrial, varejo, tecnológico), com perfis distintos (rentáveis, em dificuldades financeiras, nascentes, intensivas em capital intangível), localizadas em diferentes regiões (países emergentes, desenvolvidos), com posições de controle majoritário e minoritário e de distintos perfis societários (empresas de capital aberto ou fechado).

O escritório também já forneceu opinião e pareceres para empresas privadas (nas suas decisões de aquisição), investidores (fundos de private equity e de capital de risco), para fundos de investimento (para marcar e apreçar as cotas dos fundos de participação em empresas), para credores (na avaliação dos riscos para a concessão de crédito), para bancas de advocacia, e para processos de arbitragem.

De forma geral, os clientes se beneficiam da larga experiência de nossa equipe de consultores, experiência que contempla não somente o domínio das melhores práticas, metodologias e do estado da arte para se avaliar empresas, como também a participação em fusões e aquisições, em processos de restruturação, e em discussões acadêmicas sobre o tema.

Além disso, diversas decisões societárias demandam opinião, laudo ou parecer de avaliação:

  • Fusões e aquisições
  • Joint-ventures;
  • Divestitures;
  • Reestruturação e recapitalização;
  • Ofertas públicas para emissão ou para recompra de ações;

Os modelos mais usuais de avaliação de empresas ou de ativos são o do fluxo de caixa descontado, de múltiplos, de avaliação por valor de reposição dos ativos e de avaliação por transações similares. Cada modelo selecionado irá fornecer uma estimativa de valor e a seleção do modelo dependerá do objetivo da avaliação, da quantidade de informações disponíveis no mercado e do próprio ativo e da característica da empresa (em dificuldade financeira, de tecnologia, intensiva em intangível, entre outros fatores). Usualmente aplica-se ao menos dois modelos, e explora-se a diferença de valor encontrada e os motivos da diferença.

Scroll Up